Início da etapa Grumari do Rio Surfe Pro Brasil 2018 é adiado para sexta-feira

Evento terá início no dia 14 de setembro e soma pontos nos rankings Abrasp Tour e Estadual de Surf Pro. Campeões estaduais serão conhecidos nesse confronto. Amadores também terão vez, com disputas em 08 categorias. Competição vai até o domingo, dia 16 de setembro

A previsão de vento leste forte levou a organização do Rio Surfe Pro Brasil a adiar o inicio do evento para a sexta-feira, dia 14 de setembro. Esse dia será reservado exclusivo para as categorias profissionais, com início às 8h. O cronograma oficial será divulgado até o final do dia, assim como as baterias tanto do Masculino, quanto Feminino.

Já os amadores entram na água nos dias 15 e 16 de setembro (sábado e domingo), para a segunda etapa de 1.000 pontos do Circuito Estadual de Surf Amador do Rio de Janeiro (antigo “Circuito Nova Geração”). Será uma etapa decisiva para a definição dos campeões estaduais e da equipe que irá representar o Rio no brasileiro amador de 2019, não podendo ser descartada.

Estrutura do Rio Surfe Pro Brasil 2018 etapa da Barra da Tijuca. Foto: Pedro Monteiro.

Além das categorias que fazem parte de todo o circuito amador da FESERJ – Petiz (Sub 10), Infantil (Sub 12), Iniciante (Sub 14), Mirim (Sub 16), Feminino Mirim (Sub 16), e Feminino Infantil (Sub 12), haverá também a categoria especial Surdos, para atletas de qualquer idade com deficiência auditiva.

Para completar, uma categoria exclusiva para os filiados à Associação dos Surfistas e Amigos de Grumari, a Open Local. Vagas limitadas e informações diretamente com a ASAG através do Miguel – migbotos@hotmail.com ou 21-98272-2209.

João Chianca. Foto: Pedro Monteiro.

Ações sociais

Durante o evento será realizada uma campanha de arrecadação de brinquedos. Esses serão direcionados para uma ação que a Associação dos Surfistas e Amigos de Grumari estará realizando em outubro, no Dia das Crianças, com os moradores da comunidade. Os participantes dessa ação concorrerão ao sorteio de uma prancha Wetworks, que será realizado durante a cerimônia de premiação.

Também serão oferecidas 12 inscrições gratuitas para surfistas carentes da cidade do Rio de Janeiro. A triagem será feita pela Feserj, levando em consideração a capacidade técnica do atleta e sua condição social.

Ações ambientais

Como não poderia ser diferente, o evento terá um foco especial na questão ambiental. Pela Praia de Grumari ser um Parque Municipal e pelo esforço da entidade local em preservar a área, a organização do Rio Surfe Pro estará dando destaque à ação.

Dia 15 de setembro é o Dia Mundial da Limpeza e mais de 150 países estarão reunidos em prol desse problema global. Essa será a maior ação cívica do mundo e no Brasil terá vários focos de ativação. Entre eles a praia de Grumari, tendo como base a estrutura do Rio Surfe Pro Brasil.

Foto: Pedro Monteiro.

Informações para inscrição Amador

O prazo para inscrições nas categorias amadoras vai até a quinta-feira (dia 13) às 18 horas, ou até o número total de atletas chegarem em 96.

As inscrições custam R$ 90 (noventa reais) por categoria e devem ser feitas via depósito bancário na conta da FESERJ:

Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro – FESERJ

CNPJ 01.920.708/0001-23

Banco Itaú Unibanco | Agência: 4.074 | Conta corrente: 14.333-2

O comprovante do pagamento deve ser enviado para o e-mail contato@feserj.org.br junto com o nome do atleta e categoria para confirmação da sua inscrição.

O Rio Surfe Pro Brasil 2018 é uma realização da Associação Brasileira de Surf Profissional – ABRASP. O evento conta com o apoio da South, Parmê, Indo Dreams Tours / Hidden Bay Resort Mentawais, Rubber Sticky, Rico, Ramada, Tattoo Academy BR, Wetworks e Rhyno Foam. Apoio técnico da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e nessa etapa da Associação dos Surfistas e Amigos de Grumari.

Texto de Pedro Monteiro / Abrasp